juillet 01, 2012

lyon



Com tanta viagem de trabalho durante estes três meses no ranço, foram poucos os fins de semana de puro lazer. A minha amiga desocupada nº 2 (aka. blondie) fez-me um ultimato e assim lá partimos para um fim de semana a 500 km do ranço em Lyon (sem autorização para abrir o portátil!).

O tempo estava radiante, 30 ºC e muito sol. Lyon é a segunda maior cidade de França, a seguir a Paris. Data do império romano e é actualmente um dos maiores centros económicos de França (banca, indústria farmacêutica, sede da Interpol e da Euronews).

É atravessada por dois rios (o Rhône e o Saône) e da cidade avistam-se os Alpes ao longe. Os edifícios são imponentes, tem inúmeras igrejas, uma catedral, uma basílica com uma vista panorâmica sobre a cidade. Vieux Lyon foi a minha parte preferida, com ruas estreitas e tortuosas, inúmeros cafés, restaurantes (bouchons), edifícios de cor ocre que por momentos nos faz pensar que estamos em Itália.

A vida parece descontraída e animada: menos agitação que Paris mas muitas pessoas a passear pelas ruas, esplanadas cheias, bares lounge na encosta de Vieux Lyon, turistas a deambular de segway, festas em barcos no rio. Além disso a cidade tem um parque enorme com uma área com imensos animais selvagens e programas de recuperação de espécies em vias de extinção. E isto tudo completamente grátis!

 

 

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Gostei de conhecer. Parece ser uma cidade muito bela e aprazível.

XL a dit…

Tudo gratis, tal e qual Portugal

Anonyme a dit…

Adoro que nos continues a informar destas viagens todas. É como viajar um bocadinho contigo.

bratwurst a dit…

Eu estou cansado de avioes e aerportos. Agora so me levam de carro nos proximos meses!