in wikipedia
Os meus queridos colegas devem achar que eu sou a pessoa mais solitária de França e como tal este domingo tive mais um convite. Desta vez na casa da Freckles (uma homónima minha aqui em França).
O convite surgiu na sexta ao fim da tarde quando apareceu na minha sala a perguntar se eu estava livre no domingo à noite. Ao que parece ia oferecer um pequeno apéritif para a nanny dos filhos que é portuguesa e lembrou-se que eu poderia gostar de conversar um bocadinho em português.
E assim lá fui eu na noite gelada de ontem com uma garrafa de vinho tinto alentejano na mão. Toquei à campainha e duas crianças loirinhas abriram a porta e fugiram a correr para dentro. A Freckles recebeu-me e apresentou-me o marido e a nanny que também vinha acompanhada do marido.
A casa é de 1917, um pé direito enorme e tectos trabalhados. Lembrei-me logo da casa da desocupada. Chão de tábua corrida e segundo eles tinham acabado de remodelar a sala. Não vi o resto da casa mas adorei a sala. Muito simples mas nada pirosa como algumas que já vi por aqui.
Para variar bebemos champagne acompanhado de uma série de snacks: uma quiche, melão com presunto, folhados de camembert e ervas..., enfim não fiquei nada mal apesar de não ter comido tudo o que me apetecia para não ficarem com a ideia de que além de ser o homem mais solitário de França, pareço um sem abrigo que não come desde o Natal! Custou!
O casal português era de Braga mas ele veio para cá aos 8 anos e ela também já cá está há 25 anos. Boas pessoas, genuínos emigrantes. Ainda conversámos sobre a crise em Portugal, as férias indispensáveis no norte de Portugal todos os anos, a comunidade deles aqui.
No fim ainda tive direito a um convite para aparecer na associação portuguesa Lusitana. Sagres e superbock, bem mais barata que a cerveja nos bares franceses e ainda posso dar um passinho de dança no grupo folclórico.
2 commentaires:
Tou a gostar dessa vida social em Reims... agora vê se aprendes para fazeres um aos amigos... não te esqueças é que nós não fazemos cerimónia!!! :p
Ao menos o tinto era Alentejano, boa escolha!
Não percas a oportunidade de ires beber umas sagres e umas super bock frequinhas, não me parece que cerveja franciu seja melhor que a nossa.
Enregistrer un commentaire