octobre 23, 2011

samedi au luxembourg

Em contagem decrescente para voltar para o meu país, há que aproveitar todos os fins de semana para espairecer destas semanas malucas de trabalho.
Este fim de semana fui visitar mais uma amiga ex-patriada (S. do Eden) ao Luxemburgo. Gostei de a ver, tem vários amigos lá e vive num palácio (um triplex com 3 quartos, uma sala enorme e uma cozinha impecável porque ela não cozinha...)

 

Quanto à cidade, apesar de ser património mundial da UNESCO não fiquei apaixonado. Claro que é melhor que Reims mas desde que cá estou já vi cidades bem mais bonitas. Mas parece-me que quem lá trabalha tem uma excelente vida e a zona do Kirshberg, onde estão todos os bancos e instuições europeias, mostra claramente que há muito dinheiro a circular por ali.

Cerca de 20% dos habitantes do Luxemburgo, único grão-ducado no mundo, são portugueses. Infelizmente não são os que estão a ganhar milhões nos bancos, são os que trabalham nos cafés, nas limpezas e na construção civil. Muito facilmente ouvimos falar português na rua.

 

Jantámos num chinês fabuloso e fomos sair com uns amigos portugueses da S. do Eden. A comunidade é enorme e pelo que percebi sempre que chega um novo português (bons cargos, não os da construção civil...) fazem jantares de 80 pessoas para inserir a nova pessoa.
Foi um fim de semana descontraído e agradável e sou capaz de a ir visitar novamente na minha segunda "parte" em Reims.

4 commentaires:

suzy a dit…

Que rica vida, essa dos teus fins-de-semana! é assim mesmo! Goza ao máximo...

Boa semana de trabalho. A próxima.

Beijos

XL a dit…

Durante um quarto de seculo foi o unico pais estrangeiro que visitei.
Aos 18 anos estive em Grevenmacher, junto ao rio Mosele que faz fronteira com a Alemanha. Pelo que me lembro é conhecida pelo Vinho com o nome do rio...

mary a dit…

Eu a causar "inveja" no Brasil e tu a causares "inveja" por essa Europa fora... Pelo menos a mim.

Pink World Fabuloutin a dit…

Não me falem em viagens nos próximos dias tá!!! :p