octobre 10, 2011

maastricht e aachen

Tem sido difícil vir ao blog e manter os meus fieis leitores actualizados!
É que para além do trabalho que se vai acumulando na minha inbox do outlook, não tenho parado nos fins de semana!
Este fim de semana fui visitar uma amiga que está a fazer o doutoramento em Maastricht.
Apesar do frio (6 ºC), foi super agradável andar a passear pelas ruas de Maastricht e Aachen à chuva e a falar muito mas mesmo muito em português!

Maastricht



Uma cidade tipicamente holandesa. Gente civilizada, focada nas suas vidas: trabalho, ginásio, família.
A cidade não é rica em monumentos. Mas apesar de ter menos habitantes que Reims, as ruas estão cheias de lojas, restaurantes e pessoas. Pareceu-me uma cidade bastante agradável para morar. Experimentei ainda um prato tipicamente holandês (que quase não existem!!): Sate. É um tipo de espetada com um molho de manteiga de amendoim.

Aachen



Como Maastricht fica numa língua no sul da Holanda com 40 km de largura, a 10 km está a Bélgica e a 30 km a Alemanha.
No domingo fomos almoçar a Aachen, na Alemanha, conhecida pela sua catedral fora do vulgar. De resto é uma cidade com um centro demasiado pequeno, pessoas com um ar desmazelado e fora do centro a construção é na sua generalidade muito feia. Enquanto procurávamos lugar para o carro, démos com uma rua de putas em lojas, muito ao estilo de Amsterdão, mas mais decadente. Não fazia a mínima ideia que tal coisa era permitida na Alemanha.

3 commentaires:

mary a dit…

Olho para essas fotos e ao mesmo tempo que sinto saudades da Europa, não sinto. Afrieza na Europa começa por se espelhar na arquitectura. Todas as construções são assim, sombrias, frias, egoístas. Pior que tudo é as pessoas serem assim, tal com odizes, focadas apenas nas suas vidas. E do tempo não vou nem falar, seis graus é uma coisa que a mim não me assiste mesmo.
Sei que esta minha vida não é para sempre mas por enquanto o meu nordeste brasileiro enche-me todas as medidas. Com a idade virá a frieza e com ela a vontade de conhecer todos esses cantos por onde passar e que nos espetas aqui e me faz sonhar, um dia mais tarde...

Anonyme a dit…

adoro a rádio voz do emigrante!!!!!

A Desocupada

XL a dit…

Sais dai com um doutoramento em Estudos Europeus...