O facebook é um fenómeno interessante na perspectiva social e antropológica que ainda hoje me surpreende. Efectivamente consegue fazer parte da nossa vida porque nós simplesmente queremos partilhá-la com os outros. De forma subtil ou descarada, quando escrevemos qualquer coisa no facebook, pretendemos que alguém a leia e que haja uma reacção, nem que seja um like. Quem não concorda com isto está completamente desfasado da realidade. Mais ainda, mesmo que não facemos absolutamente nada no facebook, só o facto de lá estarmos é o suficiente para "sofrermos" das acções dos outros. Ora vejamos o meu case study:
Já há algum tempo que andava a estudar alguns comportamentos facebookianos até que uma situação me fez deparar com o relationship status.
Um amigo ligou-me triste e desiludido a dizer que tinha acabado a sua relação... e segundos depois de desligar aparece-me no facebook: x changed his relationship status to single. Para quem não sabe (duvido) é possível afirmarmos no facebook se somos solteiros, casados, se estamos simplesmente numa relação, etc. etc. e a minha preferida é: it's complicated. Consigo perceber o interesse das pessoas exporem isto na internet (pode dar jeito no engate por exemplo) mas acho que temos que ser prudentes e evitar afirmar perante toda a comunidade que somos pessoas extremamente instáveis a nível emocional. Não deixa no entanto de ser a opção de cada um.
Mas agora vou-vos mostrar como estas alterações conseguem ter um impacto em nós, meros expectadores:
Acontece-me frequentemente e até acho simpático receber um friend request dos namorados dos meus amigos mesmo não os conhecendo bem. Esta semana deparei no entanto, que apesar de aceitarmos cordialmente esses convites, há quem tenha o mau gosto de, após uma alteração de relationship status, nos destituir sem qualquer aviso e de forma sorrateira da categoria "amigo"! Resta-me contstar se me farão vista grossa quando passarem por mim no bairro! Estou curioso, vou ficar atento!
1 commentaire:
Fui dos pioneiros em termos de utilização do IRC (mIRC) lembras-te? Já tive 2 Blogs, e agora tenho um terceiro e tenho endereço de e-mail desde que me lembro.
Mas devo dizer que não "simpatizo" com o Facebook.
Não tenho perfil nas "novas" redes socias e não penso ter. Mais... não me sinto "info-excluido".
De qualquer modo gostei da tua abordagem ao tema.
Enregistrer un commentaire