Depois de um mês aqui, o nível do meu francês mantem-se exactamente na mesma. Acho que se a intenção fosse vir trabalhar para cá, teria de certeza que ter aulas para evoluir um bocadinho.
Talvez a compreensão esteja melhor mas como é um processo lento e progressivo, não consigo aferir se há uma verdadeira evolução.
Os meus colegas são bem mais optimistas e de há uns dias para cá acharam, porque sim, que eu devia aprender a falar francês. Então optaram pela técnica: falar em francês como se fala para atrasados mentais! Çaaaa vaaaaa? On vaaaa mangerrrr? No outro dia conseguiram falar um almoço inteiro neste ritmo. Parecia uma sessão de terapia da fala para recém vítimas de AVC. Felizmente nos dias seguintes distrairam-se e voltaram ao ritmo acelerado que lhes é característico.
Também os outros colegas do departamento me perguntam se já falo francês, numa de meter conversa nos momentos constrangedores do elevador, entre o piso 1 e o piso 5 e vice-versa. A esses apenas me limito a dizer Non, je ne parle pas français. Mas como já devo ter repetido isto tantas vezes e a pronúncia está quase no ponto, olham-me com um ar desconfiado como se eu na verdade fosse um francês nato e de gema que apenas tem como hobby fazer passar os outros por tontinhos.
Apesar de tudo esforço-me por dizer algumas palavras como: café court? sans ou avec sucre? e eles ajudam-me a melhor pronunciar estas palavras...
A técnica passa fundamentalmente por falar com um tom meio abixanado e colocar a boca como se fôssemos uma avó a dar um beijo repenicado na face do seu netinho.
Alors! Un jour je vais parler en français comme les grands! (esta foi à custa do google translator...)
4 commentaires:
É tão bom saber que continuas igual a ti próprio!!! :)))
Sempre achei que o francês era uma lingua muito amaricada, apesar de ter tido 3 anos de francês no secundário, hoje em dia só sei dizer:
- Soutien
- Lingerie
- Croissant
...
Foda-se, ao menos aprende os palavrões...
Mon cher,
Acho que os teus colegas têm toda a razão. Aprender novas línguas faz lindamente e além do mais ouvi dizer que voltas para aí mais três meses em Fevereiro. Pelo menos um nível que te permita entabular pequenas conversas e quem sabe esse não é o ponto de partida para que quelque jour tu parles français comme les grands!
Enregistrer un commentaire