août 23, 2011

reims, la ville aux mille sourires

Este é o belo slogan do mapa que me ofereceram de Reims. Já tentei perceber o porquê e só consigo imaginar a minha amiga desocupada (baptizada pelo schnoof) a visitar todas as caves de champagne que por aqui há com um sorriso rasgado de orelha a orelha. Vá-se lá saber porquê...


Para além de se intitular a capital do Champagne (apesar de alguns acharem que a verdadeira capital é Epernay de onde vem o Moët & Chandon), Reims é conhecida pela sua história. Desde os gauleses aos romanos, todos quiseram cá morar (vá-se lá saber porquê) e na altura dos reis era aqui que se realizavam todas as coroações.


A catedral de Notre Dame de Reims é património mundial da UNESCO e celebra no ano corrente 800 anos. Demorou mais de 300 anos a construir por causa da Guerra dos 100 anos mais uns quantos imprevistos como a Peste e um grande incêndio. Anos mais tarde ainda teve direito a umas quantas bombas durante a 1ª Guerra Mundial.



O centro da cidade é bonito, arranjado, muito limpo mas demasiado pequeno para mim. Tem uma rua com restaurantes e bares e duas ruas com lojas. Em duas horas estava tudo visto. Apesar do tamanho reduzido conta com cerca de 190 mil habitantes.
Pode ser que durante a minha estada venha a descobrir as atractividades desta terra; no entanto que não sejam aquelas que a minha amiga desocupada por certo desvenderá! Et voilà...

Aucun commentaire: